Frente fria avança com força nesta quarta-feira: INMET emite avisos de tempestades e declínio de temperatura

INMET emite alertas amarelo e laranja para os riscos de tempestades e de declínio de temperatura em boa parte da Região Sul, Sudeste e Centro-oeste nesta quarta-feira devido ao avanço da frente fria.

    Uma baixa pressão que dará origem a uma nova frente fria já está se formando no Sul do Brasil, e deve se consolidar no decorrer desta terça-feira (27). A imagem de satélite já mostra a presença de uma grande área com nuvens bem desenvolvidas sobre o Rio Grande do Sul, indicando a possibilidade de tempestades sobre a região.

    Ao longo desta terça-feira (27), o sistema avança sobre o Sul do Brasil, e ganha intensidade, aumentando ainda mais o potencial para transtornos aos moradores dessas áreas.

    Imagem do satélite GOES-19 do canal infravermelho (10.3 µm) capturada às 9h.
    Imagem do satélite GOES-19 do canal infravermelho (10.3 µm) capturada às 9h.

    Além dos riscos de tempestades na Região Sul, outra preocupação é a queda acentuada nas temperaturas. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alerta laranja para esta quarta-feira (28), indicando que a queda nas temperaturas pode superar os 5°C.

    A quarta-feira (28) também exigirá atenção dos moradores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e do Paraná. De acordo com o modelo de confiança da Meteored | Tempo.com são previstas chuvas intensas e volumosas para esses estados. Em alguns pontos os acumulados entre hoje (26) e amanhã (27) podem superar os 60 mm.

    Confira a previsão do tempo com mais informações para esta quarta-feira (28).

    Alerta laranja para tempestades e declínio de temperatura

    A quarta-feira (28) será movimentada na Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Logo pela manhã, há potencial para a ocorrência de tempestades em diversos estados das regiões. A Região Sul será uma das mais afetadas pelo avanço desta nova frente fria, no Sudeste são esperadas quedas de temperatura e chuvas, principalmente no estado de São Paulo.

    Ainda durante a manhã de quarta-feira (28), as chuvas devem ocorrer em todo o Rio Grande do Sul, boa parte de Santa Catarina, oeste do Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e alcançar a região Norte, onde Rondônia tem previsão de chuvas. Desta forma, o INMET emitiu alerta laranja para ocorrência de tempestades abrangendo os estados citados acima.

    Mapa de probabilidade de precipitação para a manhã de quarta-feira (28), segundo o modelo ECMWF.
    Mapa de probabilidade de precipitação para a manhã de quarta-feira (28), segundo o modelo ECMWF.

    No período da tarde, a frente fria vai avançar sobre os estados de São Paulo e Goiás e provoca chuvas. Os acumulados entre terça (27) e quarta-feira (28) podem ultraar os 60 mm, principalmente na Campanha Gaúcha, oeste do Rio Grande do Sul e pontos isolados do Mato Grosso do Sul. Confira a lista com a previsão acumulada para algumas cidades:

    • Pontes e Lacerda/MS - 61,1 mm
    • Toledo/PR - 61,9 mm
    • Santa Maria/RS - 60,1 mm
    • Alegrete/RS - 79,8 mm
    • Dom Pedrito/RS - 81,1mm

    Além da previsão de tempestades sobre o centro-sul do Brasil, o INMET emitiu alerta laranja em razão do declínio de temperatura nessas áreas. A queda nas temperaturas pode ficar acima de 5°C, a partir desta quarta-feira (28) na Região Sul. A massa de ar polar avança sobre demais áreas do Brasil nos próximos dias e aumenta os riscos de geadas.

    Temperatura prevista para a tarde de quarta-feira (28), segundo o modelo ECMWF.
    Temperatura prevista para a tarde de quarta-feira (28), mostra o contraste térmico devido a agem da frente fria sobre o Sul do Brasil.

    As temperaturas já começam a cair no Rio Grande do Sul a partir da tarde de amanhã (28). O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica que a tarde será bastante gelada no estado gaúcho, oeste catarinense e paranaense onde as máximas podem não ultraar os 15°C em alguns municípios, caso de Bagé/RS com 11°C, Chapecó/SC e Cascavel/PR com 12°C.