Maio está chegando ao fim com condições meteorológicas típicas da transição para o “inverno meteorológico”, que começa oficialmente em 1° de junho. E essa mudança de estação se manifestará com força: uma frente fria continental intensa começa a avançar pelo Sul do Brasil na próxima terça-feira (27), marcando também a chegada da primeira massa de ar polar de 2025.
A atuação desse sistema trará um cenário de tempo severo em diversas regiões do país, seguido por um declínio acentuado das temperaturas, com elevado potencial para geada na Região Sul e até mesmo neve em áreas serranas de Santa Catarina. Confira os detalhes.
A frente fria trará instabilidade generalizada a partir do sul do país, especialmente na fronteira oeste. Entre terça (27) e quinta-feira (29), há previsão de tempestades intensas com raios, rajadas de vento com chuva localmente intensa a, entre o Rio Grande do Sul e o Mato Grosso, mas também no sul de Rondônia e do Acre, na Região Norte.
O centro-oeste do Rio Grande do Sul está em alerta para um novo episódio de chuva extrema, com acumulados que podem ultraar os 200 mm até o fim de terça-feira (27).
O índice de previsão extrema (EFI) do ECMWF, também alerta para um evento incomum de precipitação no extremo oeste do Mato Grosso e sul de Roraima, devido a chuvas localmente intensas causadas pelas tempestades.
Na retaguarda da frente fria, uma massa de ar polar de forte intensidade vai provocar uma queda acentuada nas temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Além disso, a diferença de temperatura também será sentida no sul das regiões Norte e Nordeste.
O EFI alerta para temperaturas frias consideradas “incomuns” para a época do ano em uma ampla região da porção sul e oeste do país, o que pode ser visto tanto para as temperaturas mínimas (esquerda) quanto para a temperatura máxima (direita) na imagem abaixo, entre os quinta (29) e sexta-feira (30), evidenciando a intensidade da massa de ar polar.
A partir de quinta-feira (29) as temperaturas entram em declínio acentuado na região Sul, com temperaturas mínimas se aproximando dos 0°C em toda a região Sul, e entre 7°C e 10°C no sul do Mato Grosso do Sul.
As menores temperaturas serão registradas na Serra Catarinense, com previsão de temperaturas negativas na região de São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema, como mostrado no mapa abaixo. Nessas áreas, não se descarta a ocorrência de neve, já que o frio intenso coincidirá com alta umidade entre a superfície e 850 hPa.
Durante a tarde de quinta-feira (29) os termômetros não sobem muito, e as máximas serão da ordem de 4°C a 9°C na região Sul, com máxima de 2°C em São Joaquim (SC).
Mas não é só a região Sul que vai sentir os efeitos do frio, uma vez que a faixa oeste da região Centro-Oeste terá temperaturas até 10°C inferiores ao normal na tarde de quinta-feira (29), como pode ser visto na previsão de anomalia de temperatura acima.
Com a chegada do frio intenso, é importante lembrar que milhares de pessoas e animais em situação de vulnerabilidade enfrentam dificuldades para se proteger. Sempre que possível, doe agasalhos, cobertores e alimentos — pequenos gestos podem literalmente salvar vidas nos dias mais gelados do ano.