Curitiba, a bela capital paranaense, tem 49 áreas verdes, com paisagismo elaborado, arquitetura atraente e estruturas com diferentes materiais, que podem ser visitadas livremente, sem necessidade de pagar entrada. São diversos parques e bosques espalhados pela região.
Queridinhos entre os moradores (e os visitantes), os parques se transformaram em pouco tempo nos maiores cartões-postais da cidade. Conheça abaixo cinco dos mais bonitos e aproveitados por todos.
Curitiba é rica em natureza. São 30 parques e 15 bosques, com vegetação formada por trechos da Mata Atlântica, fauna silvestre diversificada, lagos, nascentes e quedas d’água.
Talvez a área verde mais disputada entre os visitantes em Curitiba, o Jardim Botânico encanta com sua grande estufa de vidro de arquitetura art-noveau, inspirada no Palácio de Cristal de Londres, e seus jardins floridos.
A estufa possui um grande acervo de espécies de plantas nativas brasileiras, o jardim se assemelha aos Jardins de Versalhes, na França, e o corredor de cerejeiras fica incrivelmente bonito durante a primavera.
O Parque Tanguá é um reduto de belezas naturais. Está localizado no entorno da Bacia do Rio Barigui e foi construído em uma antiga pedreira. Além de um mirante, jardins e cascatas artificiais, o local também conta com trilhas para os mais aventureiros.
A dica aqui é observar o pôr do sol do alto do mirante de 65 metros que fica à beira da antiga pedreira. Uma lanchonete está aberta no parque para atender aos visitantes.
O Barigui é, isolado, o parque mais movimentado da cidade, com muitos o visitando para praticar esportes, correr, caminhar, andar de bicicleta, etc. O parque fica próximo ao Rio Barigui e tem uma ampla área verde, de muita natureza.
Figuras presentes neste parque são as capivaras, que tomam conta da margem do lago e ajudam a dar forma ao skyline de Curitiba. O espaço conta com restaurante, pavilhão de exposições, o Museu do Automóvel, academia de ginástica, pista de cooper e patinação, ciclovia e churrasqueiras. São mais de 1.400.000 m² disponíveis para os moradores curtirem ao ar livre.
O Parque Tingui, de 380 mil m², além de natureza, tem história. Ele sedia o encantador Memorial Ucraniano, com casas de madeira construídas em estilo bizantino em meio ao bosque. E também tem suas capivaras, além de pistas de cooper e bicicletas.
O Memorial Ucraniano homenageia os imigrantes ucranianos que chegaram a Curitiba no final do século 19. Ao longo do ano, acontecem festas típicas da Ucrânia, com venda de artesanatos. E no local há uma lanchonete que vende desde alimentos em geral como souvenirs.
O Parque São Lourenço é outro ótimo para praticar atividades físicas. Conta com pistas de corrida e caminhada. Tem cerca de 204 mil m² de área, com muito verde para também relaxar ao ar livre.
Ele foi construído onde antigamente funcionava uma fábrica de adubos; a grande torre de tijolos da fábrica ainda hoje está lá e chama a atenção em meio ao verde. Já o prédio se transformou em um centro cultural.
Conheça 6 parques em Curitiba para curtir os dias de sol. 30 de abril, 2019. Uber/Redação.
Parques em Curitiba. 2025. Monique Renne.