Você já teve coceira nos braços e mãos ao manusear alguma planta? Ou sentiu irritação e vermelhidão no local? Pois é, provavelmente é por que essa planta tinha alguma substância que lhe deu alergia. Essas são reações comuns ao contato com plantas tóxicas, mas claro, a intensidade pode variar de pessoa para pessoa. O importante é ter cuidado ao manusear plantas e saber identificar quais delas oferecem esse tipo de risco.
E para isso, este artigo vai lhe ajudar. Trazemos aqui 10 plantas perigosas que podem causar essas reações ao toque. Acompanhe abaixo quais são elas e por que isso acontece.
As substâncias que mais causam alergia ao toque são o oxalato de cálcio, o látex ou seiva tóxica, os glicosídeos cardíacos e as grayanotoxinas. Segundo especialistas, em contato com a pele, podem causar irritação, coceira e vermelhidão e, em casos mais graves, queimaduras e bolhas.
Essa planta contém cristais de oxalato de cálcio, que podem causar irritação na pele e nas mucosas, resultando em coceira, vermelhidão e, em casos graves, inchaço na boca e dificuldade para respirar, se ingerida.
Sua substância tóxica é a saponina. Embora não seja uma planta que provoque reações graves ao toque, algumas pessoas mais sensíveis podem ter coceira, vermelhidão e leve ardência ao manuseá-la, especialmente se houver cortes ou feridas na pele.
Uma bela flor ornamental, nativa do Mediterrâneo e da Ásia. Todas suas partes são tóxicas, e a seiva pode causar dermatite de contato.
Contudo, o maior risco está na sua ingestão devido à concentração de oleandrina e neriantina, que podem causar arritmia grave, falência cardíaca e até morte.
O antúrio pode causar reações devido à presença de cristais de oxalato de cálcio em sua seiva. Se o líquido atingir áreas mais sensíveis, como olhos, boca ou mucosas, pode causar reações mais intensas, incluindo inchaço e dor.
Originária da África do Sul, essa planta cresce em ambientes tropicais e subtropicais. Todas suas partes são tóxicas.
Ela contém a toxina oxalato de cálcio, que pode causar ardência e irritação ao toque, além de queimação e inchaço em contato com mucosas.
É um arbusto espinhoso originário de Madagascar e muito difundido no Brasil, onde é utilizado como planta ornamental e como proteção em cercas vivas.
A sua seiva leitosa é tóxica, conhecida como látex. Essa substância contém compostos irritantes, como ésteres de forbol, que podem provocar dermatite de contato, resultando em vermelhidão, coceira, ardência e, em casos mais graves, formação de bolhas na pele.
É um arbusto comum em regiões úmidas. Sua seiva provoca coceira intensa e bolhas dolorosas. Evite contato direto e, se tocar, lave com água e sabão rapidamente.
A hera venenosa não é comumente cultivada devido à sua toxicidade. Não toque nas folhas e, caso haja contato, lave a pele imediatamente.
Essa planta trepadeira, geralmente encontrada em áreas silvestres, contém urushiol, um óleo tóxico que causa sérias erupções na pele.
Quem nunca pisou ou encostou em uma urtiga, e saiu com a região dolorida? Pois é… Essa planta, talvez a mais famosa, tem pêlos urticantes que liberam histamina, causando ardor e vermelhidão. É recomendado o uso de luvas ao manuseá-la.
Tanto as folhas como as sementes desta planta são tóxicas. Ela contém ricina, uma proteína tóxica letal que pode causar falência de órgãos caso ingerida. Até mesmo a ingestão de uma pequena quantidade de sua semente (somente 30 gramas) já pode ser letal.
10 plantas tóxicas que causam reação ao toque. 24 de fevereiro, 2025. Aline Melo.
11 plantas que causam intoxicação e trazem risco à saúde de pessoas e pets. 14 de fevereiro, 2025. Viva Bem/Redação.