Duas localidades da Serra Gaúcha disputam prêmio internacional de turismo da ONU

Os dois destinos da Serra gaúcha estão entre os oito representantes brasileiros no prêmio internacional “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo. Descubra abaixo quais são.

Imagem de Antônio Prado, um dos destinos turísticos da Serra gaúcha que participam da premiação “Melhores Vilas Turísticas” da ONU.

A premiação internacional “Melhores Vilas Turísticas” da Organização das Nações Unidas (ONU) Turismo é promovida desde 2021 pela organização e representa uma importante oportunidade para promover os destinos nacionais e projetar ainda mais o país internacionalmente. O prêmio reconhece locais que se destacam pela tradição turística.

O Brasil é representado por oito vilas turísticas e, após votação, duas delas seguirão para a etapa final em novembro junto com outros destinos pelo mundo. Caso um desses representantes brasileiros vença, integrará a rede de melhores vilas turísticas eleitas pela ONU Turismo, atualmente com 254 membros.

O “Melhores Vilas Turísticas” é um concurso que busca transformar o turismo em um catalisador da prosperidade e bem-estar, alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas.

O resultado final será anunciado durante a reunião da Assembleia Geral da ONU Turismo, que ocorrerá de 7 a 11 de novembro, na Arábia Saudita, e o destino vencedor terá o reconhecimento da organização materializado pelo selo de boas práticas.

As duas vilas gaúchas que estão concorrendo

Os dois destinos gaúchos são: o município de Antônio Prado e a localidade de Linha Bonita em Gramado. Estas duas vilas se destacam pela colonização italiana, marcadas pelos traços culturais das famílias europeias que estabeleceram raízes nestes locais.

Antônio Prado foi fundada em 1886 como a última colônia oficial da imigração italiana no Rio Grande do Sul, e conta com 48 edificações tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), integradas a um rico patrimônio imaterial.

Antônio Prado (RS) possui uma população de pouco mais de 13 mil pessoas, segundo o censo de 2022 do IBGE.

Com um clima temperado, o pequeno município tem paisagem rodeada por vales, rios, matas, morros, estradas rurais, grutas e plantações de uvas, pitaias, figos da índia, pêssegos, entre outras. Os eventos de destaque que acontecem por lá são a Fenamassa, que celebra a gastronomia e a tradição, e a Noite Italiana, com muita música e vinhos. O Museu Municipal, o Centro Histórico e o Moinho scatto são apenas alguns dos pontos para você conhecer por lá.

Linha Bonita, em Gramado, também foi fundada por imigrantes italianos no fim do século 19. Os descendentes das famílias fundadoras permanecem cultivando o amor pela Linha Bonita, onde cultura, ruralidade, histórias e memórias se mantêm vivas.

Linha Bonita, em Gramado, no Rio Grande do Sul. Crédito: Blog Frida Viaja.

Cheia de estradas sinuosas e casarões antigos, a localidade é cercada pela beleza da Mata Atlântica, e desde os anos 1980, os moradores compartilham com turistas roteiros que oferecem uma imersão profunda nas raízes de Gramado.

“Ser reconhecida pelo Ministério do Turismo e indicada para a etapa internacional da ONU é um marco para a Linha Bonita e para o turismo de Gramado. Isso mostra ao mundo que o turismo rural, feito com verdade, cuidado e respeito à comunidade, é um exemplo de sustentabilidade e transformação social”, disse o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, em um comunicado.

As demais vilas brasileiras selecionadas são: Cocanha (SP), Conceição de Ibitipoca (MG), Delfinópolis (MG), Grão Mogol (MG), Leoberto Leal (SC) e Piraí (SC).

Referências da notícia

Dois destinos da serra gaúcha disputam prêmio internacional de turismo. 23 de maio, 2025. Zero Hora/Redação.

Do interior do RS à ONU: conheça duas vilas gaúchas selecionadas para prêmio internacional de turismo. 23 de maio, 2025. Redação/G1.

Oito vilas representarão o Brasil no prêmio “Melhores Vilas Turísticas” da ONU Turismo. 21 de maio, 2025. Ministério do Turismo.